Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais

O projeto de Fomento às Atividades Produtivas Rurais contemplou 39 Municípios (figura 2), assistindo a população rural em situação de vulnerabilidade social. Nessas localidades rurais, apesar das ações do Governo em implementar as Políticas Públicas, ainda persiste a pobreza, atingindo cerca de 50% da população rural (IBGE, 2010).

Neste contexto, o Governo do Estado de Alagoas, por meio da Emater, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura-SEAGRI, Governo Municipal e Governo Federal, executam ações estratégicas com a integração de políticas públicas adequadas às realidades locais, para apoiar a inclusão produtiva rural através da modalidade de Fomento Semiárido e Fomento Rural aos AFs e aos demais beneficiários que se enquadrem nas disposições da Lei nº 11.326 de 24 de julho de 2006. Tais ações levam em consideração a prestação de serviços de ATER e utilização de tecnologias sociais. As ações viabilizadas por meio de atividades estratégicas de inclusão socioprodutiva articulam a oferta de ATER e o repasse de recursos financeiros não reembolsáveis, para apoiar a estruturação produtiva das famílias através de projetos pecuários, agrícolas e não agrícolas.

As ações viabilizadas por meio de atividades estratégicas de inclusão socioprodutiva articulam a oferta de ATER e o repasse de recursos financeiros não reembolsáveis, para apoiar a estruturação produtiva das famílias através de projetos pecuários, agrícolas e não- agrícolas.

O Projeto de Fomento objetiva reduzir a vulnerabilidade de famílias em situação de pobreza, ampliar a segurança alimentar e nutricional, aumentar a renda, permitir o desenvolvimento da capacidade produtiva e incentivar o acesso às outras políticas públicas no âmbito municipal e estadual.

Em 2020, foram executados 1.050 projetos produtivos com a participação da família e orientação dos agentes de ATER nas duas modalidades de fomento, Fomento Semiárido e Fomento Rural.

SIGA A GENTE

Governo do Estado de Alagoas