Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2021 abril Emater implanta resultados de pesquisa científica em prol dos agricultores
31/12/2020 - 00h00m

Emater implanta resultados de pesquisa científica em prol dos agricultores

Foco da ação é avaliar a adaptabilidade das plantas do gênero implantadas em diferentes microrregiões de Alagoas

Emater implanta resultados de pesquisa científica em prol dos agricultores

Rúcula, pimentão, alface, cebola. Esses são apenas alguns tipos de hortaliças que serão implantados em unidades demonstrativas nas áreas de agricultores familiares pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater).

O projeto é fruto de resultados positivos de pesquisas no cultivo de hortaliças, e será iniciado em Arapiraca nessa quinta-feira (08). A ação também abrangerá outros municípios de diversas regiões do estado, como Feliz Deserto, Feira Grande, Belém, Água Branca, Piranhas, Atalaia, Murici e Fleixeiras.

Os principais focos são a avaliação a adaptabilidade das plantas do gênero implantadas em diferentes microrregiões de Alagoas; e a proposição de alternativas tecnológicas aos agricultores beneficiados, com ênfase no incremento da produtividade, redução de custos de produção, desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida.

“A instituição de pesquisa, como por exemplo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), desenvolve o trabalho de melhoramento das sementes; os resultados deste trabalho são disponibilizados; em seguida, o setor de Pesquisa e Transferência de Tecnologia da Emater busca levar tais resultados às áreas de produtores rurais atendidas”, explicou a gerente de Pesquisa e Inovação Tecnológica do instituto, Joseani Castro.

O presidente da Emater, Adalberon Sá Júnior, ressaltou a importância da execução dessas atividades por parte do órgão. “Os resultados das pesquisas científicas [realizadas pelas instituições especializadas] devem ser incorporados nas áreas de produção agrícola, para que sejam colocados em prática. É aí que entra a Emater, fazendo com que a tecnologia e a assistência técnica continuada cheguem ao campo de produção do agricultor familiar”.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

null

banner-transparencia.png

banner_ASBRAER_pesquisa_interna.jpg

PARCEIROS

Embrapa

Banco do Nordeste

169bannerdados.png