Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Unidade de Citrus colabora na multiplicação de conhecimento na Região Norte Assembleia da Asbraer é marcada por diálogo entre Estados e Governo Federal
31/08/2017 - 18h40m

Assembleia da Asbraer é marcada por diálogo entre Estados e Governo Federal

Primeiro dia do encontro, nesta quinta-feira (31), permitiu alinhamento e troca de experiências entre gestores

Assembleia da Asbraer é marcada por diálogo entre Estados e Governo Federal

Presidentes das Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural dos Estados participaram, durante esta quinta-feira (31), da 28ª Assembleia Geral Extraordinária da Asbraer, em Maceió, onde puderam discutir e solucionar dúvidas junto ao Governo Federal sobre o andamento de convênios, projetos e ações estruturantes ligados à agricultura familiar.

Na programação, que permitiu o debate entre os estados e a troca de experiências práticas e de gestão, o secretário especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), José Ricardo Roseno, apresentou as estratégias do Plano Safra no período de 2017 a 2020 e recebeu demandas apresentadas pelos gestores estaduais ligadas a procedimentos e necessidades de cada região.

Como explicou o diretor-presidente da Emater Alagoas, Carlos Dias, o diálogo com o Governo Federal durante a Assembleia serve como oportunidade para que os estados sinalizem quais são os reais gargalos da gestão das Emateres e as necessidades de aplicação de recursos nas iniciativas de apoio ao pequeno agricultor.

“Sabemos da crise que o Brasil está vivendo, mas não dá para gente ficar na lista de espera aguardando que todos os outros ministérios executem suas demandas, enquanto o que compete a agricultura, principalmente familiar, acaba sendo o último da fila. Pelo contrário, esses recursos precisam ser viabilizados para garantir a geração de emprego e renda no campo e o diálogo nesse processo é fundamental”, ressaltou o gestor alagoano.

Asbraer-carlos

As discussões também foram direcionadas às iniciativas de cooperação entre a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e as Emateres para aumentar a efetividade das ações no campo e garantir bons resultados nos projetos em execução em todo o país, como é o caso do Dom Helder em estados do Nordeste, inclusive Alagoas, e do Projeto Piloto em dez estados. Os detalhes foram apresentados pelo presidente da Agência, Valmissoney Amorim.

Experiências

Iniciativas desenvolvidas pelas Emateres do Paraná e Piauí foram apresentadas como referência aos demais estados. O presidente da Emater Paraná, Rubens Niederheitmann, apresentou o arcabouço legal que fundamenta as atividades de assistência técnica e extensão rural e o método de gestão aplicado pelo órgão.

Já o diretor técnico do Piauí, Clebio Coutinho, explicou que a estratégia de bonificação dos técnicos extensionistas se tornou uma ferramenta crucial para complementação salarial e para estimular o rendimento profissional no campo, além de incrementar o crédito rural na instituição e a captação de recursos.

“A bonificação acaba melhorando o rendimento do técnico, que se sente mais motivado a realizar suas atividades, colaborando para a qualidade do serviço. Temos, inclusive, casos de servidores que são referências nos procedimentos de crédito rural”, apresentou o Clebio Coutinho.

ass-asbraer

Dia de campo

As atividades da Assembleia continuam nesta sexta-feira com o desenvolvimento da plenária durante a manhã e, no período da tarde, os gestores seguem para o município de Coruripe para conhecer o trabalho da Cooperativa Pindorama, referência no modelo de cooperativismo com a participação de pequenos agricultores.

Asbraer

O evento marcou as boas-vindas do novo presidente da Asbraer, Gabriel Alves, que dá continuidade à gestão iniciada por Argileu Martins, hoje secretário de Agricultura do Distrito Federal.

“É uma satisfação vir a Alagoas iniciando a trajetória como representante da Asbraer. É um desafio muito grande assumir a associação neste momento, mas a gente está muito firme e determinado, porque temos o apoio total dos colegas dos estados. Juntos vamos trabalhar pelo fortalecimento da agricultura familiar”, finalizou o presidente da Asbraer.

---

Sâmia Laços
Assessora de Comunicação - Emater/AL
emateralagoas@gmail.com
(82) 98752 3562
Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner-transparencia.png

banner_ASBRAER_pesquisa_interna.jpg

PARCEIROS

Embrapa

Banco do Nordeste

169bannerdados.png