» Página Inicial Sala de Imprensa Unidade de Citrus colabora na multiplicação de conhecimento na Região Norte Avicultura muda vida de agricultores no Sertão de Alagoas
28/09/2020 - 17h35m

Avicultura muda vida de agricultores no Sertão de Alagoas

Atividades recebem fomento do Projeto Dom Hélder Câmara e assistência técnica da Emater

Avicultura muda vida de agricultores no Sertão de Alagoas

Créditos: Ronaldo Lima

O agricultor José Tavares Rocha, do sítio Olho D'Agua do Negro, no município de Maravilha, Alto Sertão alagoano, viu na avicultura uma oportunidade para mudar a vida da família em sua pequena propriedade. E ajuda veio por meio do Projeto Dom Hélder Câmara, com assistência técnica da equipe da Emater/AL.

Em 2019, foi contemplado com o fomento do Projeto Dom Hélder Câmara tendo o direito a receber R$ 2.400,00 recursos destinados para o investimento em avicultura mista, para corte e postura.

E a iniciativa, aliada as orientações recebidas pela equipe da Emater, foram suficientes para que a família do agricultor José Tavares tomasse um rumo na qualidade de vida. Além da venda de mel e hortaliças, passou a criar frangos e aumentou a renda da família.

Atualmente com sua produção, comercializa os produtos como mel, frango, ovos e hortaliças para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e também para o PNAE, no município de Maravilha (AL).

"O Projeto Dom Hélder mudou a vida da nossa família de uma forma que jamais imaginei", comemora José Tavares. Segundo ele, quando recebeu a equipe da Emater em sua pequena propriedade não imaginava que o negócio iria dar
certo.

Graças Seixas, gestora estadual do Projeto Dom Hélder Câmara, destaca que as ações desenvolvidas no Semiárido são de extrema importância para as famílias de agricultores familiares e contribuem para a segurança alimentar. "Além de promover a inclusão produtiva e social, contribui para o enfrentamento da pobreza".

Como explica o técnico agropecuário da Emater, Francisco Sampaio, o dinheiro destinado ao agricultor José Tavares teve destino certo. Ele conseguiu construir um aviário adequado, adquiriu um lote de pintinhos e comprou ração. "Além da aptidão, José Tavares recebeu todas as orientações necessárias e vem recebendo assistência técnica da Emater".

Chico, como é mais conhecido, o técnico da Emater, explica que são feitas visitas regulares ao agricultor, dando orientações necessárias sobre o manejo sanitário das aves, vacinação, prevenção de doenças, manejo alimentar com as rações diferenciadas por categoria animal, a toca de água e limpeza com os aviários.

O agricultor familiar, José Tavares, vive em sua pequena área rural há 30 anos, e mora com esposa e três filhos. E é mais um caso de sucesso dentro do Projeto Dom Hélder Câmara em Alagoas, que vem sendo executado pela Emater.