Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Unidade de Citrus colabora na multiplicação de conhecimento na Região Norte Avicultura muda vida de agricultores no Sertão de Alagoas
28/09/2020 - 17h35m

Avicultura muda vida de agricultores no Sertão de Alagoas

Atividades recebem fomento do Projeto Dom Hélder Câmara e assistência técnica da Emater

Avicultura muda vida de agricultores no Sertão de Alagoas

Créditos: Ronaldo Lima

Texto e fotos Ronaldo Lima
 
O agricultor José Tavares Rocha, do sítio Olho D'Agua do Negro, no município de Maravilha, Alto Sertão alagoano, viu na avicultura uma oportunidade para mudar a vida da família em sua pequena propriedade. E ajuda veio por meio do Projeto Dom Hélder Câmara, com assistência técnica da equipe da Emater/AL.
 
Em 2019, foi contemplado com o fomento do Projeto Dom Hélder Câmara tendo o direito a receber R$ 2.400,00 recursos destinados para o investimento em avicultura mista, para corte e postura.
 
E a iniciativa, aliada as orientações recebidas pela equipe da Emater, foram suficientes para que a família do agricultor José Tavares tomasse um rumo na qualidade de vida. Além da venda de mel e hortaliças, passou a criar frangos e aumentou a renda da família. 
 
Atualmente com sua produção, comercializa os produtos como mel, frango, ovos e hortaliças para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e também para o PNAE, no município de Maravilha (AL).
 
"O Projeto Dom Hélder mudou a vida da nossa família de uma forma que jamais imaginei", comemora José Tavares. Segundo ele, quando recebeu a equipe da Emater em sua pequena propriedade não imaginava que o negócio iria dar 
certo.
 
Graças Seixas, gestora estadual do Projeto Dom Hélder Câmara, destaca que as ações desenvolvidas no Semiárido são de extrema importância para as famílias de agricultores familiares e contribuem para a segurança alimentar. "Além de promover a inclusão produtiva e social, contribui para o enfrentamento da pobreza".
 
Como explica o técnico agropecuário da Emater, Francisco Sampaio, o dinheiro destinado ao agricultor José Tavares teve destino certo. Ele conseguiu construir um aviário adequado, adquiriu um lote de pintinhos e comprou ração. "Além da aptidão, José Tavares recebeu todas as orientações necessárias e vem recebendo assistência técnica da Emater".
 
Chico, como é mais conhecido, o técnico da Emater, explica que são feitas visitas regulares ao agricultor, dando orientações necessárias sobre o manejo sanitário das aves, vacinação, prevenção de doenças, manejo alimentar com as rações diferenciadas por categoria animal, a toca de água e limpeza com os aviários.
 
O agricultor familiar, José Tavares, vive em sua pequena área rural há 30 anos, e mora com esposa e três filhos. E é mais um caso de sucesso dentro do Projeto Dom Hélder Câmara em Alagoas, que vem sendo executado pela Emater.
Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

null

banner-transparencia.png

banner_ASBRAER_pesquisa_interna.jpg

PARCEIROS

Embrapa

Banco do Nordeste

169bannerdados.png