Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Unidade de Citrus colabora na multiplicação de conhecimento na Região Norte Capacitação sobre Crédito em Agroecologia em Arapiraca
27/11/2017 - 12h55m

Capacitação sobre Crédito em Agroecologia em Arapiraca

Capacitação e apresentação do check list da documentação necessária à elaboração de proposta de investimento e custeio agrícola e pecuário, PRONAF Mais Alimentos, PRONAF Comum e PRONAF Custeio.

Capacitação sobre Crédito em Agroecologia em Arapiraca

texto: Frank Calheiros

 

 Nos dias 22 e 23 de novembro de 2017 foi realizado na Câmara de Dirigentes Logistas - CDL, em Arapiraca, uma capacitação em elaboração de projetos e linhas de crédito em Agroecologia, ministrada por funcionários do Banco do Nordeste/AL.

 

No dia 22 foi abordado sobre o compromisso do Banco do Nordeste com a sustentabilidade, através do estímulo a financiamentos pelas suas linhas de crédito.

Também foi enfatizado sobre o processo de transição agroecológica, a produção em base orgânica, a diferença entre Agricultura Agroecológica e Orgânica, alinhamento do PRONAF à Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – PNAPO.  Dentre as linhas de crédito que favorecem mudança de postura no meio rural, destacam-se: Pronaf

 

Agroecologia, Pronaf Floresta, Pronaf ECO, Pronaf Agroindústria e Turismo Rural.

Foi apresentado, ainda, o aplicativo utilizado para elaboração de propostas de financiamentos, onde foram abordados todos os passos para elaboração de um projeto para aquisição de crédito rural. Primeiro, deve-se realizar um diagnóstico contendo todas as informações do produtor, da propriedade e das atividades agropecuárias realizadas e a serem implantadas, para facilitar o preenchimento das planilhas. Foi feito um exercício preenchendo todas as planilhas.

 

No dia 23 foram ministradas as seguintes temáticas:

- Apoio à Agricultura Familiar e à Produção em base Agroecológica ou Orgânica,

- Roteiros – Investimento e custeio – FNE/Rural – investimento tem como objetivo financiar a implantação, expansão, diversificação e modernização de empreendimentos agropecuários. O público alvo são Produtores rurais (pessoas jurídicas e físicas, inclusive empresários registrados na junta comercial); cooperativas de produtores rurais, em créditos na modalidade “à própria” ou em créditos diretamente aos cooperados; e associações de produtores rurais, em créditos diretamente aos associados.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner-transparencia.png

banner_ASBRAER_pesquisa_interna.jpg

PARCEIROS

Embrapa

Banco do Nordeste

169bannerdados.png