Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

04/12/2017 - 08h50m

Dia de campo em Maravilha

Motivar nos participantes o interesse em adotar novas práticas que podem ser aplicadas nas propriedades dos participantes e assim, melhorar a produtividade da região.

Dia de campo em Maravilha

Texto de Frank Calheiros

 

O Dia de Campo “Manejo Sanitário da Ovinocultura” foi realizado no dia 28 de novembro de 2017, na Fazenda Maravilha, de propriedade do pecuarista Mardônio Gomes e contou com a participação de 106 pessoas.

 

O público presente no evento assistiu a uma palestra ministrada pela veterinária Thais Rolin, extensionista da Emater, que abordou temas de grande importância para os criadores de ovinos. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar: os cuidados com as fêmeas prenhas, os cuidados com os recém-nascidos, higienização das instalações e importância da vacinação.

 

Foram montadas duas estações:

 

1) Manejo e tipos de instalações – apresentada pelos Zootecnistas Petrônio Azevedo e Michelle Guimarães;

Os técnicos abordaram assuntos relacionados aos tipos de instalações para o rebanho e explicaram a importância de separar por categorias os animais, bem como a necessidade de separar animais recém comprados, deixando-os em quarentena.

2) Controle de verminose (método Famacha) – apresentado pelo Técnico Agrícola Francisco de Assis;

 

Nesta estação, os participantes puderam identificar os principais sintomas de verminoses que acometem o rebanho de ovinos, bem como seu controle. Foram distribuídos os “Cartões Famacha”, um guia de anemia, que serve para identificar o grau da anemia dos animais de forma visual e assim proceder com a vermifugação, caso necessário.

 

Além dos produtores e técnicos da Emater, estavam presentes no evento: Audeny, secretário de agricultura de Maravilha; André, secretário de agricultura de Mata Grande; Júnior, vereador representando a câmera municipal de vereadores de Maravilha; Vitório Malta, pecuarista de ovinos, representando os produtores da região; Marcos Gomes, secretário do meio ambiente de Maravilha; e outras lideranças da região.

 

O Dia de Campo teve como objetivo despertar e motivar nos participantes o interesse em adotar novas práticas que podem ser aplicadas nas propriedades dos participantes e assim, melhorar a produtividade da região.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner-transparencia.png

banner_ASBRAER_pesquisa_interna.jpg

PARCEIROS

Embrapa

Banco do Nordeste

169bannerdados.png