Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Unidade de Citrus colabora na multiplicação de conhecimento na Região Norte Novas casas levam dignidade a quilombolas de Poço das Trincheiras
30/08/2017 - 13h24m

Novas casas levam dignidade a quilombolas de Poço das Trincheiras

Chaves das residências foram entregues em ato solene realizado nesta terça-feira (29)

Novas casas levam dignidade a quilombolas de Poço das Trincheiras

Casas entregues possuem 88m² que integram varanda, sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço

A realidade de oito famílias quilombolas das comunidades Jacú e Mocó, em Poço das Trincheiras, conta, agora, com mais dignidade e qualidade de vida com a entrega oficial de novas casas construídas por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) realizada nesta terça-feira (30). 

A quilombola Edite Maria da Conceição, uma das beneficiadas, destacou durante a solenidade que a nova casa representa uma grande mudança para a família que sempre viveu em casa de taipa, com chão batido. 

“Morava há 30 anos em casa de taipa e sempre sonhei em ter minha casinha de tijolos, mesmo que eu precisasse colocar um tijolinho por vez. Hoje, estou muito feliz com a nova casa, onde vivo com meu marido e sete filhos”, comemorou dona Edite. 

Edite-Jacu

As casas entregues possuem 88m² que integram varanda, sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. Cada uma foi construída ao custo de R$ 28 mil, dos quais apenas 4% são pagos pelos beneficiários ao longo de quatro anos. 

Como explicou o diretor-presidente da Emater, a entrega das oito casas faz parte de etapa inicial e o trabalho será continuado para conseguir destravar outras 17 casas para beneficiar toda a comunidade tradicional do local.

“O papel da Emater é ser o braço operacional do Estado no apoio à agricultura familiar e ao homem do campo. Com a nossa equipe técnica, conseguimos vir à comunidade, fizemos um levantamento para identificação das famílias e apresentamos proposta do PNHR ao Banco do Brasil, fechando a construção de oito casas. Temos, ainda, 17 propostas dentro do plano de trabalho e assumimos o compromisso em busca da execução”, esclareceu Carlos Dias. 

Jacu-carlos-dias

Além da construção das novas casas, a equipe técnica da Emater promoveu ações de inclusão social e produtiva com o auxílio de assistentes sociais, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas que realizam acompanhamento contínuo na comunidade.

 ---

Sâmia Laços
Assessora de Comunicação - Emater/AL
emateralagoas@gmail.com
(82) 98752 3562
Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner-transparencia.png

banner_ASBRAER_pesquisa_interna.jpg

PARCEIROS

Embrapa

Banco do Nordeste

169bannerdados.png