Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Unidade de Citrus colabora na multiplicação de conhecimento na Região Norte Seminário discute políticas públicas para Agricultura Familiar
25/06/2019 - 09h45m

Seminário discute políticas públicas para Agricultura Familiar

Evento reuniu gestores, técnicos, produtores e movimentos sociais, com palestras sobre o tema

Seminário discute políticas públicas para Agricultura Familiar

 

 

Texto e fotos Ronaldo Lima

Destinado a associações, movimentos sociais, cooperativas, produtores rurais e o público em geral, o governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura em parceria com a Emater, promoveu o Seminário de Construção da Política Pública para Agricultura Familiar em Alagoas.

O evento reuniu gestores, técnicos, produtores e movimentos sociais, com palestras sobre o tema, nesta quarta-feira, 19, no auditório da Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-Al), abordando temas importantes, como Aspectos da Conjuntura da Agricultura Familiar no Nordeste; Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar de Alagoas: Cenários e Caminhos; e Inserção da Agricultura Familiar na Economia Alagoana.

“É um momento significativo para agricultura familiar, já que o evento reúne especialistas e produtores nessa troca de informações sobre temas que vêm contribuir para fortalecimento de políticas públicas para os agricultores familiares”, explica Elizeu Rêgo, Diretor-presidente da Emater/AL.

Reinaldo Falcão, superintendente da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, destaca que o evento serviu para traçar ações que possam ser desenvolvidas em todas as regiões, visando prioritariamente o fortalecimento da agricultura familiar ao longo dos próximos anos.

“Nosso objetivo foi discutir com representantes de órgãos, técnicos, gestores e movimentos sociais um esboço de um projeto que contemple os pequenos produtores rurais com políticas públicas abrangendo diversas áreas de atuação no campo”, afirma Reinaldo Falcão.

Para Eugênio Peixoto, um dos palestrantes convidados para o seminário, é fundamental reconhecer a importância estratégia da agricultura familiar, já que se foco é na produção de alimentos e voltada para o mercado interno, o que possibilita renda para as famílias que vivem produzindo no campo.

“A agricultura familiar tem aspectos importantes para a região, além de ser uma atividade de baixo custo, combate a pobreza nos Estados nordestino, garantindo mais renda para os pequenos produtores rurais”, reconhece Eugênio.

Segundo Ele, a produção da agricultura familiar é o que garante o abastecimento das grandes cidades, com alimentos saudáveis, sem o uso de agrotóxicos.

null
Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

null

banner-transparencia.png

banner_ASBRAER_pesquisa_interna.jpg

PARCEIROS

Embrapa

Banco do Nordeste

169bannerdados.png