EMATER

Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas

Perguntas Frequentes

O que é a Emater
 

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas – Emater/AL - foi criado através da Lei 7.291, de 01 de Dezembro de 2011, com o objetivo de realizar pesquisa agropecuária, prestar assistência técnica, geração e adaptação de tecnologias por meio de metodologias educativas e participativas, contribuindo para a promoção do desenvolvimento rural sustentável em Alagoas.

O Instituto, Autarquia de regime especial vinculado a Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri), nasce com o desafio de diminuir a pobreza no campo no estado de Alagoas, desenvolvendo programas e projetos de pesquisa capazes de gerar conhecimento, tecnologias e métodos de gestão da Agricultura Familiar, visando proporcionar ao agricultor familiar melhoria na qualidade de serviços e de vida.

De acordo com o levantamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA -, Alagoas possui atualmente 326 mil pessoas desenvolvendo atividades no meio rural ligadas a Agricultura Familiar, isso quer dizer que 72% da mão de obra ocupada no meio rural são de famílias que tiram seu sustento do campo. 

 

Fomentar a Agricultura Familiar, a partir do acompanhamento técnico e a capacitação dos agricultores, é a missão da nova entidade. Que trabalhará ainda a diversificação da produção e o consumo de alimentos regionais, com base nas especificidades culturais e em práticas alimentares promotoras da saúde, de forma a garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias alagoanas.


O que é a ATER

 

Assistência Técnica e Extensão Rural são imprescindiveis para se construir uma agricultura sustentável e de excelência, que traga renda e principalmente, qualidade de vida, para o homem do campo

Extensão Rural:

Em Alagoas o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater/AL), em parceria com o Governo Federal, governos municipais e diversas instituições públicas e privadas, passa a coordenar e articular o desenvolvimento de Políticas e Programas que visam promover o desenvolvimento rural sustentável, a produção e o aumento da oferta de alimentos sadios, a segurança alimentar, a geração de renda e agregação de valor aos produtos e serviços agrícolas e não agrícolas, com vistas à redução da pobreza e a inclusão social.

No estado, 94% dos estabelecimentos rurais são de base familiar, sendo a produção da agricultura familiar desenvolvida em 125 mil estabelecimentos rurais, garantido a geração de trabalho e renda de mais de 600 mil pessoas no meio rural.   O objetivo da Extensão Rural é melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção, de mecanismo de acesso a recursos, serviços e renda, de forma sustentável.

 Assistência Técnica:

Viabilizar assistência técnica de forma gratuita, contínua e de qualidade, principalmente para o pequeno agricultor - àquele que não tem condições de contratar um serviço particular - é um dos pilares de fundamentação do trabalho da Emater. Isso permite que o agricultor e o Estado cresçam de forma sustentável, gerando renda e qualidade de vida para a população do campo.

A assistência técnica pode ser prestada de diversas formas, seja ela através de orientação sobre plantio, colheita, cuidado com a pecuária e outros, como também a apresentação de novas tecnologias, seja ela complexas ou não, que possam trazer benefícios para o agricultor e pecuarista alagoano.

    SIGA A GENTE  

    Governo do Estado de Alagoas © 2021

    menu

    Menu secundario

    Menu terciario (contato)